27/02/20

Quarta-Feira de Cinzas -2020

No dia 26 de fevereiro de 2020, quarta-feira de Cinzas, na Comundiade de Santo Antonio - Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Rio Bananal/ES, no horário das 19h00min, aconteceu a Santa Missa com distribuição das Cinzas e abertura da Campanha da Fraternidade. Presidiu a Santa Missa o Pároco Pe Geraldo Dionízio Bazilio (Orionita), acompanhado pelo Clérigo Elias Soares de Sousa Junior e pelo vocacionado Felipe Brau Alvarenga. Serviram as Coroinhas Luisa Paulucio e Lyvia Entringer Lameira. Estiveram presentes os Ministros da Eucaristia: José Maria Giuriatto, Elizabeth Maristela De Angeli Giuriatto, Maria da Penha Vaneli França, Maria da Penha Frigi Pinheiro, Clemilse Atanásio Santos Barone, Ana Claudia Baquete Marangonha, Marinaldo Rigo, Glaucia Gramelich Pogian Marangonha, Ediva Maria Mauricio, Maria Gorete Campi Ardizzon, Lourdes Ferrarine, Terezinha Capelini Lameira. A animação foi feita pela própria comunidade.
A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental. As cinzas que os Cristãos Católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.


 Antes da celebração foi feita uma pequena apresentação sobre a Campanha da Fraternidade.
 A senhorita Terezinha Bissoli fez o animador


















 A Primeira Leitura foi lida pela Srª Neliane Vertuoso Manoeli
Primeira Leitura (Jl 2,12-18)
Leitura da Profecia de Joel:
12“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. 14Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? 15Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito. 17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua  herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?” 18Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.- Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

 O Salmo foi cantado pela Srª Maria Marilsa Mauricio De Angeli
Salmo Responsorial (Sl 50)
— Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.
— Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.
— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!/ Na imensidão de vosso amor, purificai-me!/ Lavai-me todo inteiro do pecado/ e apagai completamente a minha culpa!
— Eu reconheço toda a minha iniquidade,/ o meu pecado está sempre à minha frente./ Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei,/ pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
— Criai em mim um coração que seja puro,/ dai-me de novo um espírito decidido./ Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,/ nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
— Dai-me de novo a alegria de ser salvo/ e confirmai-me com espírito generoso!/ Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,/ e minha boca anunciará vosso louvor!

 A Segunda Leitura foi feita pelo Sr Elieldo de Vargas Fortes
Segunda Leitura (2Cor 5,20–6,2)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 20Somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. 6,1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus,2pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.
- Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

 Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)
 O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.
— Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.






















 As Preces foram lidas pela jovem Enya Soela Tavares
Presidente - Confiantes, supliquemos ao Pai por nossas necessidades. A cada pedido cantemos: Ouvi, Deus de amor nosso clamor, ouvi, Deus de amor nosso clamor. (O.F.D.) 
- Senhor, acompanhai a vossa Santa Igreja para que anuncie com firmeza e coragem o caminho da conversão e revele à humanidade o vosso amor compassivo e misericordioso. Nós vos pedimos. 
- Senhor, iluminai nossos governantes, para que cuidem do nosso país respeitando a vida humana nas suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica. Nós vos pedimos. 
- Senhor, concedei neste tempo de conversão que a vossa Palavra nos ajude a rever nossas atitudes convosco, com o próximo, com o mundo que nos cerca e conosco mesmos. Nós vos pedimos. 

Presidente - Rezemos a Oração da Campanha da Fraternidade 2020. 
Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver, criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo como um jardim a ser cultivado com amor. Dai-nos um coração acolhedor para assumir a vida como dom e compromisso. Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados. Ensinai-nos a sentir a verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno, próprio de quem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho. Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtores de uma nova sociedade, reconciliada no amor. Dai-nos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem, a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida, e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil. Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém!