25/05/24

1º Dia do Tríduo em Honra ao Padroeiro Santo Antônio

 1º Dia do Tríduo em Honra ao Padroeiro Santo Antônio

No dia 25 de maio de 2024, Solenidade da Santíssima Trindade, a Comunidade celebrou o 1º dia do Tríduo em preparação à Festa de Santo Antônio, com o Tema Santo Antônio e a Santíssima Trindade: A unidade está na essecência. A Missa foi presidida pelo Padre José Maria da Cunha, (Orionita), animada pelo Coral Masculino Unidos pela Fé e pelo Setor I.  Estiveram presentes as Irmãs Imaculatinas Maria da Penha Fornazier e Maria das Graças Felipe,o Clérigo e os Seminaristas Orionita. Após a Missa aconteceu a quermesse. 

Leituras:
Dt 4,32-34.39-40
Sl 32(33),4-5.6.9.18-19.20.22 (R. 12b)
Rm 8,14-17
Mt 28,16-20null












































































































No primeiro dia do Tríduo revisitamos a passagem do milagre Eucarístico da Mula e Santo Antônio

Não são poucos os milagres atribuídos a Santo Antônio, o primeiro acontece quando ele prega aos peixes, o segundo quando ele livra o pai da forca e o terceiro quando carrega no colo o Menino Jesus. Porém, vamos destacar aqui o milagre da “mula do herege”.

Em passagem por Toulouse, na França, Santo Antônio resolve pregar sobre a eucaristia, combatendo por meio de argumentos contra os hereges que não acreditavam que Cristo estivesse verdadeiramente presente na hóstia consagrada.

Mesmo convencido pelas palavras, o herege propôs: “Deixemo-nos de palavras e vamos a obras. Se tu fores capaz de mostrar com milagres, na presença de toda a gente, que no Sacramento está de fato o Corpo de Jesus Cristo, eu prometo deixar a heresia e submeter-me à fé católica. Acreditarei que Cristo está realmente presente na Hóstia Consagrada quando vir o meu jumento ajoelhar-se diante da custódia com o Santíssimo. Sacramento”.

O Santo aceitou o desafio. Deixaram o pobre jumento três dias sem comer. No momento e lugar pré-estabelecido, apresentou-se Antônio e o herege com o seu jumento que já não aguentava manter-se em pé de tão fraco devido ao forçado jejum. Mesmo morrendo de fome, deixou de lado a apetitosa pastagem que lhe era oferecida, para se ajoelhar diante do Santíssimo Sacramento.

Santo Antônio diz: “Em virtude e em nome do teu Criador que eu, embora indigno, tenho aqui presente em minhas mãos, ordeno e mando que venhas já sem demora até Ele e humildemente lhe prestes reverência”. 

Além do burro, todos que estavam na praça em Toulouse acreditaram nas palavras de Santo Antônio.

Confira mais sobre Santo Antônio, leia "Santo Antônio, o pregador milagroso” 

Neste dia a lua estava linda!