14/06/20

DIA DO PADROEIRO - 13 DE JUNHO DE 2020


No dia 13 de junho de 2020, no horário das 19h00min, na Comunidade de Santo Antônio - Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Rio Bananal - ES - Diocese de Colatina, aconteceu a Missa em honra ao Padroeiro Santo Antônio. A Santa Missa foi presidida pelo Pe Antônio de Pádua Lopes Ferreira (Orionita) e Concelebrada pelo Pároco Pe Geraldo Dionízio Bazilio (Orionita) e Pe Fabiano de Oliveira (Orionita). Participaram também o Clérigo Elias Soares de Sousa Junior e o Seminarista Felipe Alvarenga. Também estiveram presentes as Irmãs Imaculatinas - Irmã Maria da Penha Fornazier, Irmã Edna Aparecida Batista, Irmã Claudia Aparecida da Luz, Aspirantes Lorraine Coradini e Elina Pereira. A acolhida foi feita pela Coordenadora de liturgia Lucia Helena França Fantin. A Primeira Leitura - Srª Valdete Paganini de Souza, a Segunda Leitura pela Srª Vera Lúcia Soela, e o Salmo cantado pela Srª Maria Marilsa Mauricio De Angeli. Animaram alguns membros do Grupo de Canto. Diferente de todos os anos, neste ano, devido a Pandemia pelo Covid19, não tivemos os festejos de costume que antecediam ao dia do Padroeiro, nem a presença da Comunidade na Santa Missa. A Santa Missa foi transmitida pelas redes sociais:
https://www.facebook.com/santoantoniorb/
https://www.facebook.com/PNSFRiobananal/ 
https://www.facebook.com/seminario.domorione.54,
https://youtu.be/R5C-EAoUqpU - organizada pela Coordenadora da Comunidade Suelem Merigueti  Boldrini Malacarne.


13 Pedidos a Santo Antônio

Ó glorioso Santo Antônio concedei-me estas graças que de todo o coração imploro:

1° Ajudai-me a salvar minh’alma,
2° Convertei os pecadores,
3° Pacificai a minha alma,
4° Dai-me sorte nos negócios,
5° Devolvei-me as coisas perdidas,
6° Preservai-me dos defeitos físicos,
7° Curai-me das doenças,
8° Não me deixes cair em dúvidas de fé,
9° Defendei-me dos acidentes,
10° Fornecei pão aos pobres,
11° Fazei que eu seja bom católico,
12° Livrai-me da mente repentina,
13° Atendei a este pedido...


Muito obrigado meu bondoso
SANTO ANTÔNIO









Primeira Leitura (1Rs 19,19-21)
Leitura do Primeiro Livro dos Reis.
Naqueles dias, 19o profeta Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando a terra com doze juntas de bois; e ele mesmo conduzia a última. Elias, ao passar perto de Eliseu, lançou sobre ele o seu manto. 20Então Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias, dizendo: “Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei”. Elias respondeu: “Vai e volta! Pois que te fiz eu?” 21Ele retirou-se, tomou a junta de bois e os imolou. Com a madeira do arado e da canga assou a carne e deu de comer à sua gente. Depois levantou-se, seguiu Elias e pôs-se a seu serviço.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

 Salmo Responsorial (Sl 15)
— O Senhor é a porção da minha herança.
— O Senhor é a porção da minha herança.
— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!”
— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.
— Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.



Segunda Leitura (2Tm 4, 1-5)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.
Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os
mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos.
Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
Você, porém, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério. 

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Evangelho (Mt 5,33-37)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso, mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. 36Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


















































 Da esquerda: Clérigo Elias Soares de Sousa Junior, Pe Fabiano de Oliveira, Pe Antônio de Pádua Lopes Ferreira, Pe Geraldo Dionízio Bazilio (Congregação Orionita)

Responso de Santo Antonio - Oração
Se milagres desejais 
Contra os males e o demônio 
Recorrei a Santo Antônio 
E não falhareis jamais. 
Pela sua intercessão 
Foge a peste, o erro e a morte 
Quem é fraco fica forte 
Mesmo o enfermo fica são. 
Rompem-se as mais vis prisões 
Recupera-se o perdido, 
Cede o maior dos furacões. 
Penas mil e humanos ais 
Se moderam, se retiram: 
Isto diga os que viram, Os paduanos e outros mais. 
(Gloria ao Pai) 
V. Rogai por nós Santo Antônio 
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo 

Oremos 
Ó Deus, nós vos suplicamos que alegreis os vossos fiéis com os milagres de Santo Antônio, vosso confessor e doutor, para que, fortalecidos na terra com os auxílios do grande Santo, consigam alcançar as alegrias eternas junto a vós. 
Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Espirito Santo.
Amém. 


ATO DE CONSAGRAÇÃO A SANTO ANTÔNIO
Ó grande e bem-amado Santo Antônio de Pádua! Vosso amor a Deus e ao próximo, vosso exemplo de vida cristã, fizeram de vós um dos maiores santos da Igreja. Eu vos suplico tomar sob vossa proteção valiosa nossas ocupações, empreendimentos, e toda a nossa vida. Estamos persuadidos de que nenhum mal poderá atingir-nos e enquanto estivermos sob vossa proteção. Protegei-nos e defendei-nos. Recomendai nossas necessidades e apresentai-vos como nosso medianeiro a Jesus, a quem tanto amais. Por vosso mérito, que Ele aumente nossa fé e caridade, nos console dos sofrimentos, livrai-nos de todo mal e não nos deixai sucumbir na tentação. Ó Deus todo poderoso, livrai-nos de todo o perigo do corpo e da alma. Auxiliado continuamente por vós, possamos viver cristãmente e santamente morrer. Amém!

Thesaurus Precum: Terço de Santo Antônio
Coroa de Santo Antônio
Descrição: 4 novenas de 36 contas - para honrar seus anos de vida - na cor marrom, separadas por contas isoladas, tendo, no início, a cruz e três contas juntas.


Na cruz:

“Deus, vinde em nosso auxílio.

Senhor, socorrei-nos sem demora.”


Nas três contas do início:

Três Glórias, agradecendo à Santíssima Trindade as graças concedidas a Santo Antônio.


Nas contas que separam as dezenas(contas grandes):

Um Pai-Nosso, para honrar as principais virtudes de Santo Antônio, que são o amor de Jesus e Sua cruz, o espírito de zelo e de apostolado, a pobreza e a obediência, a pureza e a humildade.


Nas 36 contas:

“Santo Antônio, socorrei-me agora e na hora de minha morte. Amém.”


No final:

“Doce Coração de Jesus, sede o meu amor.
Doce Coração de Maria, sede minha salvação.”