04/06/23

Segundo do dia do Tríduo em preparação à Festa de Santo Antônio

 Santo Antônio e a Cruz

No dia 03 de junho de 2023, no horário das 19h00min., na Comunidade Santo Antônio - Paróquia Nossa Senhora de Fátima-Rio Bananal/ES - Diocese de Colatina, aconteceu o 2º dia do Tríduo em preparação à Festa do Padroeiro Santo Antônio, presidida pelo Padre Paulo Cezar Fonseca (Orionita) Animou o Setor I e a Equipe de canto da Comunidade.

Solenidade da Santíssima Trindade


I. «Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo»

232. Os cristãos são baptizados «em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo» (Mt 28, 19). Antes disso, eles respondem «Creio» à tríplice pergunta com que são interpelados a confessar a sua fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo: «Fides omnium christianorum in Trinitate consistit – A fé de todos os cristãos assenta na Trindade») (33).

233. Os cristãos são baptizados «em nome» do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e não «nos nomes» deles porque não há senão um só Deus – o Pai Omnipotente, o Seu Filho Unigénito e o Espírito Santo: a Santíssima Trindade.

234. O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo. E, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé e a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na «hierarquia das verdades da fé» (35). «Toda a história da salvação não é senão a história do caminho e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, Se revela, reconcilia consigo e Se une aos homens que se afastam do pecado»(36). (Catecismo da Igreja Católica 232-234)


Acolhida: Cristina Mara Javarini Moro

Acendimento do Círio e Velas da Santíssima Trindade: 
Enya Soela Tavares










Conduziu o Estandarte de Santo Antônio: Felipe Brumatti









Coroinha: Heitor de Deus Lamera


Leitora: Ligieli Pussiolli de Oliveira

Primeira Leitura (Êx 34,4b-6.8-9)

Leitura do Livro do Êxodo:

Naqueles dias: 4bMoisés levantou-se, quando ainda era noite, e subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe havia mandado, levando consigo as duas tábuas de pedra. 5O Senhor desceu na nuvem e permaneceu com Moisés, e este invocou o nome do Senhor. 6Enquanto o Senhor passava diante dele, Moisés gritou: “Senhor, Senhor! Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel”. 8Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão 9e, prostrado por terra, disse: “Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


Salmista: Andreia Freitas Moura

Responsório Dn 3,52.53.54.55.56 (R. 52b)

— A vós louvor, honra e glória eternamente!

— A vós louvor, honra e glória eternamente!

— Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais.

— Sede bendito, nome santo e glorioso.

— No templo santo onde refulge a vossa glória.

— E em vosso trono de poder vitorioso.

— Sede bendito, que sondais as profundezas.

— E superior aos querubins vos assentais.

— Sede bendito no celeste firmamento.


Leitora: Larice Merisio Brumatti

Segunda Leitura (2Cor 13,11-13)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

11Irmãos: Alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco. 12Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todos os santos vos saúdam. 13A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.



Proclamão do Evangelho: Paulo Cezar Fonseca

Anúncio do Evangelho (Jo 3,16-18)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.








Leitor: Tiago Lebarche
PRECES
Presidente - Reunidos em comunidade, peçamos humildemente ao Pai por nossas necessidades. A cada prece, rezemos: Deus Uno e Trino, ouvi-nos. 
- Deus, Pai Criador, guiai a vossa santa Igreja e seus pastores para que, unidos, anunciem a BoaNova de vosso Filho Jesus, Caminho que nos leva à salvação. Nós vos pedimos. 
- Deus, Pai Criador, concedei aos nossos governantes a vossa sabedoria, para que cumpram seus mandatos segundo a justiça e a verdade proclamada no Evangelho do vosso Filho Jesus. Nós vos pedimos. 
- Deus, Pai Criador, abençoai todos os conselheiros das nossas Comunidades, para que possam ser sinais de união entre si, nas equipes de serviços, pastorais e movimentos. Nós vos pedimos. 
- Deus, Pai Criador, iluminai a Paróquia Santíssima Trindade de Linhares e as Comunidades que celebram seus padroeiros, para que sejam, cada vez mais, fortalecidas na fé e no testemunho do Ressuscitado. Nós vos pedimos.
- Deus, Pai Criador, tem piedade de todos os sofredores: doentes, famintos, sem teto, sem salários, vítimas do descaso social, para que não percam as esperanças de alcançar um futuro digno para sobreviverem. Nós vos pedimos. 

Presidente - Rezemos a Oração para a 6ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Ria Doce. 
Ó Deus, nosso Pai, criastes o céu, a terra, o mar, as águas e todas as criaturas que os habitam. Eis que tudo era muito bom! (cf. Gn 1,31). Em vossas mãos colocamos nossa 6ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Fazei-nos guardiães de nossa Casa Comum, comprometidos com a promoção e a defesa da vida, lembrados de que tudo está interligado. De vosso Filho Jesus nos venham a força e a resistência para combater a ganância e o egoísmo humanos e a exploração predatória dos bens da mãe terra, que ferem vosso projeto de vida, felicidade e bênção para todos e todas. O vosso Santo Espírito, que pairava sobre as águas (cf. Gn 1,2), nos sustente na missão de trabalhar pela regeneração socioambiental da Bacia do Rio Doce, sempre movidos pelo ideal de viver a Ecologia Integral. Acompanhe-nos, nesta Romaria, protegendo e inspirando nossa solicitude pela vida, a Mãe e Padroeira, a Senhora da Saúde. Amém. 


Coroinha: Erika Pedroni Arpini,
Coroinha: Sara Vaneli Paneto


Coroinhas: (esq.)Erika Pedroni Arpini, (dir.) Sara Vaneli Paneto


Coroinha: Valentyna Bonicenha Soave